Don't
forget to pick
up your current copy of the magazine
Available now!
Vol 2 in production
now!
Vol 2 in production
now!
Available now!
more stuff always
arriving . . . . |
|
|
"E aí pessoal?
Estou
anunciando pelo Mercadolivre.com.br os primeiros posters promocionais
da divulgação do livro "Heróis & Vilões", autografados e
exclusivos. Só são 09 posters e logo irão acabar. Realmente
imperdível
para quem coleciona.
"Se nao tiver cadastro ou não quiser
negociar pelo site, entrem em contato comigo diretamente pelo email ppanhoca@yahoo.com.br com o titulo
"compra poster PAJ", que já saberei.
O preço está justo, levando em conta
a alta qualidade de impressão, além de vir AUTOGRAFADO pelo próprio
artista.
Abraços e até a próxima!
Pedro."
Dezembro
Deus?
Criador? Força Divina? Papai do Céu? Ou simplesmente alguém que
trabalha para e pela humanidade? Sim, este é o DEMIURGO, e parece que,
no universo de Kult, ele anda misteriosamente sumido há algum tempo
(talvez séculos, milênios quem sabe?). Para ele foram escalados
os ARCONTES (Santos? Ajudantes? Secretários espirituais?) para mais
fácil fazer o contato com a humanidade, ou melhor, mantê-la longe de
qualquer contato com a realidade, na qual a morte – conforme o próprio
título do jogo diz - é só o começo. Coordenadores
dos lictores (criaturas infiltradas no plano terrestre/material deste
mundo), eles possuem, como os deuses do Olimpo, cada um a sua qualidade
e tarefa para manter o mundo nos confundindo sobre o que é realidade e
ficção em sua essência. Convencem-nos através da morte, da paixão, da
loucura, do sonho, do tempo e do espaço, sobre no que e quando
acreditar.
A
imponência de suas aparências nos chamam muito a atenção pela riqueza
em detalhes de seus adornos em armaduras, tronos e armas, bem como em
seus ambientes de aparição. Por vezes a gradação do vermelho ao amarelo
nos dão a ideia da necessidade da luta para se manter as luzes neste
mundo. Os ambientes sombrios nos atemorizam para que não nos
aproximemos tanto da “real realidade” que estes seres superiores se
encontram (para o nosso próprio bem). Por fim, criativos fundos
mesclando verde e amarelo nos ilustram uma outra forma de se ver o
próprio céu, só para começar a testar nossa (in)sanidade perante aos
assuntos de mistérios maiores.
Acredito
ter achado o Demiurgo, o único responsável e o mais indicado para nos
explicar o sentido da vida e de tudo isso, depois de tanto tempo “fora”
deste mundo. Parece que ele cria e escolhe lugares (Vórtices? Caerns?
Buracos Negros? Passagens secretas para o outro mundo?) para
transportar, a quem merecer, à cruz mística e a romper a barreira que
nos distancia do que é a vida de verdade. Mas cuidado, podem ser
trabalho de gente infiltrada . . . . como saber se, onde vivemos,
não sabemos
nem distinguir o mais básico: o que é e o que não é?
Outubro
No
primeiro contato que tive com o universo Kult não houve contato: o
vendedor da antiga Forbidden Planet (lendária ex-loja de RPG em São
Paulo capital) disse para mim, na frente do meu pai, que o jogo "era
impróprio para menores de 18 anos (eu tinha 12 na época), mas, se fosse
ver, poderia ser proibido para menores de 30".
Como nao se interessar por algo tão
sombrio e misterioso??
Bom, este clássico RPG de horror (com as inesquecíveis ilustrações de
capa de Peter Andrew Jones - sendo o "Dark Angel" um dos - senão o -
meu favorito trabalho do artista) teve origem na Suécia e teve um irmão
caçula homônimo, traduzido em cinco idiomas: o Kult CCG. Este teve uma
expansão ("Inferno") e algumas cartas promocionais. Infelizmente, não
há versões em português ou espanhol.
Mais
focado no Magic: the gathering e no Vampire: the Eternal Struggle,
esqueci-me, confesso, completamente do universo da arte-horror deste
RPG sensacional. Edições esgotadas, preços de livros (agora raros)
subindo mais que pipa em ciclone, tudo conspirou contra.
Eis
que, ao escrever a note introdutória da edição brasileira do "Heroes
and Villans: Vol I", recobro memórias boas, porém tenebrosas, ao me
deparar com figuras conhecidas do gênero e do estilo, que me voltam à
mente, como se tivesse aberto o próprio portal do inferno, bem no meu
escritório-quarto. "Sr. Jones, você contribuiu com muito material neste
jogo? Reconheço algumas obras que me parecem pertencer a um antigo RPG
de horror . . . . se sim, comprarei uns livros e uma caixa de
decks para me
aprofundar nisso, ok?".
Sua respota: "Vai entrar em Kult,
hein?"
Mais
receio, mais curiosidade . . . . nem comecei a entender o jogo, e
já estava
com a sanidade em xeque. Entrei em Kult. Mas não posso te contar como
é . . . .
Quem nunca sonhou em voar? Quem
nunca desejou, ao menos uma vez na vida, em ser piloto?
Às
vezes são meros delírios pueris. Às vezes realizamos estes sonhos (pelo
menos o de voar dentro de um avião) através de trabalhos totalmente
diversos, surpresas que a vida nos reserva desde sempre. E o Sr Jones
também não escapou do seu destino . . . .
Suas
obras de aviões são o seu verdadeiro xodó, embora não tenham atingido
seu merecido sucesso que outras clássicas obtiveram como o Feiticeiro
da Montanha de Fogo ou as ilustrações de Kult (RPG e Card Game). Porém,
suas naves ainda alcançaram importante valor, reconhecimento e ótima
aceitação do público, como em Solar Wind e Starlight Zero.
Mesmo
não estando presente em todas as obras, o céu laranja-vermelho-amarelo,
um total e paradisíaco pôr-do-sol, é marca registrada de vários de seus
trabalhos, e não é à toa que a caixa promocional dos livros vendidos é
assim, pintada à mão com tais cores, a verdadeira extensão de seu céu
nas mãos de seus fãs.
Seus
aeroplanos sabem usar bem tal pano de fundo. Ricos nos mais minuciosos
detalhes, planam paradoxalmente tranquilos e vorazes como se fossem uma
ameaça a quem despreza tal arte (Moderna? Futurista? Futurística?
Tecnológica?) e verdadeiros pássaros silvestres na natureza deste
versátil e multitalentoso artista.
Se
sempre há um pouco do artista em suas obras, seria ele o piloto? Se
sim, qual suas intenções conosco, que o vemos daqui da terra? Não sei,
mas este céu apocalípticos e enigmático combinou bem com a liberdade
destas máquinas em destruir e salvar admiradores.
Setembro
Este é o meu, ou melhor, o nosso
espaço no mundo fantástico de Peter Andrew Jones. Sinta-se à vontade
aqui.
Eu,
como bom aventureiro, obtive a minha “vaga no céu” por aqui, e você
pode obter a sua também. Desvende e explore seus diversos mundos, do
horror ao maravilhoso, do medieval ao futurístico. Qualquer interesse
em ter acesso exclusivo a algum deles, sejam livros inteiros ou
exclusivas artes originais, estão livres para tratar comigo em ppanhoca@yahoo.com.br ou
diretamente com a divindade em paj@peterandrewjones.net
Um pouco da minha (pouca)
experiência . . . .
Meus pais Celso e Olga sempre me
diziam, durante nossas viagens à praia, para não ficar olhando pra
baixo e não conversar com ninguém, pois a vida e a arte nos trazem
momentos únicos, e em alguns deles, além do deleite, podemos deixar
nossa marca e contribuição para o mundo e para as gerações posteriores,
seja com textos, amizades ou atitudes. Por muito tempo achei que eles
se referiam às estrelas ou às amizades de verão, e, infelizmente, só
agora como adulto percebi o quanto poderia ter aproveitado do que vivi
com eles.
Bem, conheço e converso com muitos
artistas de vários países do mundo, mas foi o Sr. Jones quem me
proporcionou este momento no qual estou vivendo. Com ele não tenho só
card games autografados ou livros com dedicatórias exclusivas, mas
realmente faço parte de um mundo novo, onde tenho um pedaço pra mim, e
um trabalho que nos dará bons frutos aqui no Brasil e nos outros países
da América do Sul.
Este monstro da arte confiou em mim,
um professor de Ensino Médio, bom
apreciador de arte e eterno jogador de RPGs e CCGs, mas sem habilidade
artística alguma, em ajudar na divulgação de sua arte por aqui.
Trata-se de uma experiência nova
para mim ser seu representante comercial aqui no baixo continente, e
espero divulgar, em breve, seus trabalhos em eventos e encontros de
arte e RPG, trazendo este inestimável artista que há décadas vem
contribuindo ativamente para a arte dos mundos fantasiosos que pode-nos
passar despercebido, infelizmente. Para não serem mais um “eu” nesse
mundo, que por muito tempo ignorou a arte desse gênero (embora fosse
leitor-jogador assíduo das aventuras-solo da série Aventuras
Fantásticas e Lobo Solitário aqui no Brasil, com várias contribuições
do mestre a estes títulos imortais), e muito provavelmente vocês já
tiveram contato com dúzias de suas artes, aproveitem este momento aqui,
com ele e suas crias, comentando, apreciando, acrescentando-nos suas
contribuições e, claro, divulgando seus trabalhos para muito além das
fronteiras que achei serem as mais difíceis.
Um brinde à arte e à vocês, nossos
novos hóspedes, por esta visita e estadia. Que seja duradoura e
prazerosa como foi pra mim, pois daqui não saio mais.
|
|
|
|
Always be first
to see new releases,
join our great
newsletter!
check back to read
this special blog for
south American fans!
|